Curiosidades sobre o Brasil

Tucano de bico verde

Tucano-de-bico-verde

Características

Tem cerca de 42 a 48 centímetros, boa parte correspondem ao bico. Pesa em torno de 265 g a 400 g. Apresenta papo amarelo e bico verde. O serrilhado do bico é bem desenvolvido e realçados pela cor vermelha sangüínea. É o único Ramphastos a apresentar um ângulo acentuado na base da mandíbula inferior.

O tucano-de-bico-verde é encontrado em toda a região Sul e Sudeste do Brasil, e também, no sul de Goiás (onde é bem raro), Paraguai e até o nordeste da Argentina. Bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos. É esta a espécie de tucano que mais avança ao sul de nosso país.

Referências

FUNDEVAP - disponível em
http://www.fundevap.org.br/Downloads/Ornitologia/Ramphastos-dicolorus_Tucano-de-bico-verde.pdf Acesso em 05 mai. 2009.
Brasil 500 Pássaros - disponível em http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1eye.htm Acesso em 05 mai. 2009.
Native - disponível em http://www.nativealimentos.com.br/biodiversidade/especies_det.php?id=191 Acesso
em 05 mai. 2009.
Alvarenga, Herculano - Tucanos das Américas - M. Pontual Editora e Arte - Pág.92.
CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell
University Press, 2005.

fonte: https://www.wikiaves.com.br/wiki/tucano-de-bico-verde

  • O nome oficial do Brasil é República Federativa do Brasil.

  • A palavra “brasil” significa “vermelho como brasa”.

  • O Brasil é o quinto maior país do mundo.

  • O Brasil é o maior produtor de café do mundo.

  • O Brasil é também o país que mais desmata a natureza em todo o mundo.

  • O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo graças à Floresta Amazônica.

  • Das 30 cidades mais violentas do mundo, 12 estão localizadas no Brasil.

  • Toda moeda circulante e oficial do Brasil é produzida na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro.

  • Tocantins é o estado mais novo do Brasil, fundado em 1988.

  • A feijoada é considerada o prato nacional do Brasil.

  • Existem apenas 7 maravilhas do mundo moderno, uma delas está no Brasil, o Cristo Redentor. Sempre de braços aberto, o Cristo está a mais de 700 metros acima do nível do mar abençoando o Rio de Janeiro, que não leva o título de Cidade Maravilhosa a toa.

Onça-pintada

Onça-pintada

Características

A onça-pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Suas presas naturais são animais silvestres como catetos, capivaras, jacarés, queixadas, veados e tatus. Outra característica marcante dessa espécie é que ela não mia como a maioria dos felinos. Assim como o Leão, o Tigre e o Leopardo, ela emite uma série de roncos muito fortes que são chamados de esturro.

É classificada pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) e pelo IBAMA como espécie vulnerável e está no apêndice I do CITES.

Fonte: Site do Instituto Pró-Carnívoros
https://procarnivoros.org.br/

Brasa

O nome do Brasil é derivado do “pau-brasil”, planta que possuem pigmentação vermelhas e durante muito tempo foi usada para dar coloração ao algodão. Isso com certeza muitas pessoas sabem, o que por muitos não sabem é que em 1700 cortar essa árvore era motivo de pena de morte e o nome “Brasil”, que ela possui, vem da semelhança com a cor de Brasa. 

 

 

Feijoada e Caipirinha

As principais comidas e bebidas tipicamente do Brasil é respectivamente a feijoada, prato que leva feijão preto, carne de gado, boi e linguiças, e a famosa caipirinha, uma mistura de limão, cachaça, gelo e em alguns lugares ela é acrescida de leite condensado.

 

Extensão territorial

O Brasil é o maior país da América do Sul em extensão territorial e ocupa a quinta posição entre todos os lugares do mundo, perdendo apenas para RússiaCanadáChina, Estados Unidos.



Maior Praia do Mundo

Como se não bastasse possuir inúmeros lugares que dispensam comentário frente a tanta beleza, o Brasil também detém da maior praia do mundo. A Praia do Cassino está localizada na cidade de Rio grande, no Rio Grande do Sul e possui mais de 200 km de extensão.


 

Floresta e Rio Amazonas

A floresta amazônica possui espécies de fauna e flora únicas da região e que contribuem não somente para o Brasil, mas para todo o mundo. Ela é a uma das maiores floresta do mundo, contando também com uma grande quantidade de reserva de água doce.


 

Bandeira

Para muitas pessoas as cores da bandeira do Brasil simbolizam o verde da mata, o amarelo o ouro, branco a paz e azul o mar e o céu. No entanto, muitos historiadores afirmam que o verdadeiro significado dessas cores está relacionado ao brasão da família Orléans e Bragança.

Tamanduá

Tamanduá-bandeira

Características

Ele mede cerca de 2,20 metros, pesa até 45kg, tem uma cauda grande e com pelos grossos e compridos e um focinho longo. O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia para capturar, com sua língua extensível, até 30 mil formigas e cupins.

Essa espécie é facilmente reconhecida por sua pelagem característica, que tem uma faixa diagonal preta com bordas brancas, que se estende do peito até a metade do dorso. As patas dianteiras, que têm três garras longas, são mais claras do que as traseiras, que têm cinco garras, mais curtas.

Fonte:
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/biodiversidade/especie_do_mes/junho_tamandua_bandeira/

O Brasil é 206 vezes maior que a Suíça

Sendo o quinto maior país do mundo, o Brasil possui com área territorial de 8.515.767.049 km². Desta forma caberia cerca de 206 Suíças dentro do nosso país, pelo fato dela possui apenas 41.285 km², além de que ainda sobrariam 11.000 km.

 

Maior produtor de café do mundo

Não há duvido que o brasileiro ama café, assim como o nosso país é o maior produtor de café do mundo. Desta forma até países do outro lado do mundo, como por exemplo o Japão e a Coreia do Sul, conhecem e apreciam o nosso café.

Tocantins é o Estado mais novo do Brasil

Até 30 anos atrás Tocantins não existia, bem como fazia parte do Estado de Goiás, portanto, criado juntamente a constituição de 1988.

Rio de Janeiro já foi capital de Portugal

Durante o período colonial no Brasil, sendo mais precisamente no ano de 1763, o Rio de Janeiro se tornou capital de Portugal. Assim se tornando a primeira e única capital europeia fora do território europeu.

Maior comunidade Japonesa fora do Japão

Uma das mais interessantes curiosidades sobre o Brasil é que o nosso país abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. Assim como só em São Paulo, moram mais de 600 mil japoneses.


 

Ilha das cobras

A Ilha da Queimada Grande, localizada no litoral de São Paulo possui um grande número de cobras, tendo assim cerca de 5 cobrar por metro quadrado. Bem como, devido a sua periculosidade a Marinha proibiu o desembarque no local.

Capivara

Capivara

Características

As capivaras são animais calmos e mansos, nativos da América do Sul. Vivem em locais próximos ao ambiente aquático, pois precisam da água para várias de suas atividades, como esconder de predadores e reproduzir-se. Dizemos que esse mamífero possui um hábito semiaquático.

Esses animais vivem em grupos que variam de tamanho e apresentam organização social. A quantidade de capivaras nos grupos varia de 2 a 30 animais, apresentando um macho dominante. Além do macho dominante, observa-se a presença de várias fêmeas e de indivíduos mais jovens.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/capivara.htm

Nos rios da bacia Amazônica corre um quinto de toda a água doce do Planeta

 

A grandeza da Bacia Amazônica é assustadora até os brasileiros. Além do gigantesco rio Amazonas, maior rio do mundo (segundo certos parâmetros, ele é mais longo que o Nilo) alguns de seus afluentes, como os rios Negro e Solimões, também estão entre os maiores do mundo. Para se ter uma ideia do tamanho da bacia (que tem cerca de 60% de seu tamanho no Brasil): com 7,5 milhões de quilômetros quadrados, é maior que a soma de todos os países da União Europeia.

O português é uma das 180 línguas faladas no Brasil

 

O português é o idioma oficial e você provavelmente nunca ouviu alguém falando outra língua “brasileira”. Mas estima-se que existam mais de 180 no país, faladas por aproximadamente 160 mil pessoas. Segundo disse à “Superinteressante” Aryon Rodrigues, linguista da UnB, quase todas estas línguas de origem indígena estão ameaçadas de extinção.


 

 A mais antiga árvore conhecida no Brasil nasceu cerca de 1.000 anos antes de Cristo

 

Um jequitibá-rosa na cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro é a mais antiga árvore do Brasil e tem idade estimada em mais de 3.000 anos. Seus números são impressionantes: são 40 metros de altura, equivalente a um prédio de 13 andares, mais de 11 metros de diâmetro e raízes que chegam a 18 metros de profundidade. Seu peso foi calculado em 264 toneladas.

Leão marinho

Peixe-boi-marinho

Características

Os peixes-bois são mamíferos aquáticos da ordem Sirenia, da família Trichechidae. Os sirênios destacam-se por apresentar uma vida longa e uma taxa reprodutiva relativamente baixa. Esses animais são os únicos mamíferos aquáticos que apresentam uma dieta preferencialmente herbívora, destacando-se também pelo fato de passarem horas de seus dias alimentando-se.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/animais/peixe-boi.htm

Micos-leões abraçados

Mico-leão-dourado

Características

O mico-leão-dourado é um primata endêmico do Brasil, da família Callitrichidae e gênero Leontopithecus. Ocorre exclusivamente na Mata Atlântica brasileira, no estado do Rio de Janeiro, mas alguns autores já consideraram sua ocorrência no sul do Espírito Santo.

É uma espécie que corre risco de extinção, listada como espécie em perigo tanto pela IUCN quanto pelo ICMBio. Ocorre quase que exclusivamente na Reserva Biológica Poço das Antas, na Reserva Biológica União e em fragmentos florestais nos arredores, na bacia do rio São João, no estado do Rio de Janeiro. Existem cerca de 3 200 indivíduos em liberdade, graças a inúmeros esforços na conservação e reprodução da espécie. As populações em cativeiro são relativamente numerosas e estáveis. O mico-leão-dourado é uma espécie bandeira na conservação da Mata Atlântica brasileira.

https://www.micoleao.org.br/