Curiosidades sobre o Brasil

  • O nome oficial do Brasil é República Federativa do Brasil.

  • A palavra “brasil” significa “vermelho como brasa”.

  • O Brasil é o quinto maior país do mundo.

  • O Brasil é o maior produtor de café do mundo.

  • O Brasil é também o país que mais desmata a natureza em todo o mundo.

  • O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo graças à Floresta Amazônica.

  • Das 30 cidades mais violentas do mundo, 12 estão localizadas no Brasil.

  • Toda moeda circulante e oficial do Brasil é produzida na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro.

  • Tocantins é o estado mais novo do Brasil, fundado em 1988.

  • A feijoada é considerada o prato nacional do Brasil.

  • Existem apenas 7 maravilhas do mundo moderno, uma delas está no Brasil, o Cristo Redentor. Sempre de braços aberto, o Cristo está a mais de 700 metros acima do nível do mar abençoando o Rio de Janeiro, que não leva o título de Cidade Maravilhosa a toa.

Brasa

O nome do Brasil é derivado do “pau-brasil”, planta que possuem pigmentação vermelhas e durante muito tempo foi usada para dar coloração ao algodão. Isso com certeza muitas pessoas sabem, o que por muitos não sabem é que em 1700 cortar essa árvore era motivo de pena de morte e o nome “Brasil”, que ela possui, vem da semelhança com a cor de Brasa. 

 

 

Feijoada e Caipirinha

As principais comidas e bebidas tipicamente do Brasil é respectivamente a feijoada, prato que leva feijão preto, carne de gado, boi e linguiças, e a famosa caipirinha, uma mistura de limão, cachaça, gelo e em alguns lugares ela é acrescida de leite condensado.

 

Extensão territorial

O Brasil é o maior país da América do Sul em extensão territorial e ocupa a quinta posição entre todos os lugares do mundo, perdendo apenas para RússiaCanadáChina, Estados Unidos.



Maior Praia do Mundo

Como se não bastasse possuir inúmeros lugares que dispensam comentário frente a tanta beleza, o Brasil também detém da maior praia do mundo. A Praia do Cassino está localizada na cidade de Rio grande, no Rio Grande do Sul e possui mais de 200 km de extensão.


 

Floresta e Rio Amazonas

A floresta amazônica possui espécies de fauna e flora únicas da região e que contribuem não somente para o Brasil, mas para todo o mundo. Ela é a uma das maiores floresta do mundo, contando também com uma grande quantidade de reserva de água doce.


 

Bandeira

Para muitas pessoas as cores da bandeira do Brasil simbolizam o verde da mata, o amarelo o ouro, branco a paz e azul o mar e o céu. No entanto, muitos historiadores afirmam que o verdadeiro significado dessas cores está relacionado ao brasão da família Orléans e Bragança.

O Brasil é 206 vezes maior que a Suíça

Sendo o quinto maior país do mundo, o Brasil possui com área territorial de 8.515.767.049 km². Desta forma caberia cerca de 206 Suíças dentro do nosso país, pelo fato dela possui apenas 41.285 km², além de que ainda sobrariam 11.000 km.

 

Maior produtor de café do mundo

Não há duvido que o brasileiro ama café, assim como o nosso país é o maior produtor de café do mundo. Desta forma até países do outro lado do mundo, como por exemplo o Japão e a Coreia do Sul, conhecem e apreciam o nosso café.

Tocantins é o Estado mais novo do Brasil

Até 30 anos atrás Tocantins não existia, bem como fazia parte do Estado de Goiás, portanto, criado juntamente a constituição de 1988.

Rio de Janeiro já foi capital de Portugal

Durante o período colonial no Brasil, sendo mais precisamente no ano de 1763, o Rio de Janeiro se tornou capital de Portugal. Assim se tornando a primeira e única capital europeia fora do território europeu.

Maior comunidade Japonesa fora do Japão

Uma das mais interessantes curiosidades sobre o Brasil é que o nosso país abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. Assim como só em São Paulo, moram mais de 600 mil japoneses.


 

Ilha das cobras

A Ilha da Queimada Grande, localizada no litoral de São Paulo possui um grande número de cobras, tendo assim cerca de 5 cobrar por metro quadrado. Bem como, devido a sua periculosidade a Marinha proibiu o desembarque no local.

Nos rios da bacia Amazônica corre um quinto de toda a água doce do Planeta

 

A grandeza da Bacia Amazônica é assustadora até os brasileiros. Além do gigantesco rio Amazonas, maior rio do mundo (segundo certos parâmetros, ele é mais longo que o Nilo) alguns de seus afluentes, como os rios Negro e Solimões, também estão entre os maiores do mundo. Para se ter uma ideia do tamanho da bacia (que tem cerca de 60% de seu tamanho no Brasil): com 7,5 milhões de quilômetros quadrados, é maior que a soma de todos os países da União Europeia.

O português é uma das 180 línguas faladas no Brasil

 

O português é o idioma oficial e você provavelmente nunca ouviu alguém falando outra língua “brasileira”. Mas estima-se que existam mais de 180 no país, faladas por aproximadamente 160 mil pessoas. Segundo disse à “Superinteressante” Aryon Rodrigues, linguista da UnB, quase todas estas línguas de origem indígena estão ameaçadas de extinção.


 

 A mais antiga árvore conhecida no Brasil nasceu cerca de 1.000 anos antes de Cristo

 

Um jequitibá-rosa na cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro é a mais antiga árvore do Brasil e tem idade estimada em mais de 3.000 anos. Seus números são impressionantes: são 40 metros de altura, equivalente a um prédio de 13 andares, mais de 11 metros de diâmetro e raízes que chegam a 18 metros de profundidade. Seu peso foi calculado em 264 toneladas.